31 de mai. de 2014

Sem Cerimônia: Circulação MS



Na próxima semana, o Conectivo Corpomancia realiza intervenções de dança contemporânea e exibição da videodança “me-morar: o corpo em casa” em cidades do interior de Mato Grosso do Sul. As ações, que vão acontecer entre 03 e 04 de junho em Aquidauana, Anastácio e Miranda, integram o projeto “Sem Cerimônia: Circulação MS”, aprovado pelo Prêmio Célio Adolfo de Incentivo à Dança 2013, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“Sem cerimônia” propõe performar o corpo com a cidade – suas calçadas, canteiros, construções, vitrines, postes, faixas de pedestre, monumentos, pontos de ônibus e pessoas. As performances exploram a fronteira entre movimentos cotidianos e dança. A intenção é provocar um ruído no cotidiano urbano e chamar atenção para as questões do corpo. O processo de pesquisa partiu da observação e do estudo da rotina da cidade e da relação dos corpos com as ruas, postes e outros monumentos. 

O projeto “Sem Cerimônia – ser cidade” foi aprovado no edital nacional do Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 e as intervenções aconteceram pela primeira vez no centro de Campo Grande como parte da programação da 7ª Aldeia SESC Terena de Arte e Cultura em 2012. Também integraram o programa da Bienal de Teatro de Campo Grande em 2012 e do Festival América do Sul, em Corumbá, em 2013. 

Videodança “me-morar: o corpo em casa”
A videodança “me-morar: o corpo em casa” foi feita a partir do espetáculo “me=morar”, criado e apresentado em uma casa na Vila dos Ferroviários em Campo Grande, viabilizado pelo Prêmio Klauss Vianna 2008. Este vídeo estreou em 2011 durante a MS Mostra regional de videodança em Campo Grande e já foi apresentado em Recife/PE, durante o Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social; em Corumbá/MS, na programação de audiovisual do Festival América do Sul 2012 e no México , no festival itinerante “Agita y Sirva!”. 

A escolha de exibir deste trabalho em Anastácio, Aquidauana e Miranda partiu da importância histórica que a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil teve para a construção e consolidação destas cidades. A videodança explora a questão da memória trazendo à tona sensações despertadas por uma casa antiga na Vila dos Ferroviários em Campo Grande.

O projeto “Sem Cerimônia: Circulação MS”, que conta com as intervenções de dança contemporânea nas ruas e exibição da videodança, foi apoiado pela prefeitura de Aquidauana e pelo Pantanal Hotel em Miranda. 

Serviço
Em Aquidauana as intervenções de rua acontecem no dia 03 de junho às 10h e 15h. Em Anastácio no mesmo dia (03), às 11h e 16h. A exibição da videodança “me-morar: o corpo em casa” será em Aquidauana, na UFMS Unidade I, no Auditório Dóris Mendes Trindade - Praça Nossa Senhora, 163, às 19h30.

Em Miranda, as intervenções ocorrem no dia 04 de junho às 10h e 15h. A exibição da vídeodança será na Escola Estadual Carmelita Canale Revua, na Av. João Pedro Pedrossian, 809- Centro às 19:30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário